terça-feira, 22 de maio de 2012

“Essa ciranda quem me deu foi lia que mora na ilha de Itamaracá...”.



O nome: “Ciranda Roda Mundo”!

A ciranda é um movimento humano de grande valor, pois lado a lado, as pessoas dão-se as mãos e num mesmo ritmo fazem o movimento circular, em sincronia e harmonia, pode-se dizer que assim seria para caminhar a sociedade, como uma ciranda, um auxiliando o outro, com ritmo de expandir e contrair, para fora e para dentro, assim como nosso organismo humano.
O Grupo de contadores “Ciranda Roda Mundo” tem a missão de andar por aí afora levando alegria às crianças pequenas e grandes, reunindo todos para ouvir histórias de todo canto, cantar canções e cirandar...

Curiosidade: O mestre cirandeiro é o integrante mais importante da ciranda, cabendo a ele "tirar as cantigas" (cirandas), improvisar versos, tocar o ganzá e presidir a brincadeira. Ele utiliza um apito pendurado no pescoço para ajudá-lo nas suas funções. O contra-mestre pode tocar tanto o bombo quanto a caixa e substitui o mestre quando necessário. As músicas podem ser as já decoradas, improvisadas ou até canções comerciais de domínio público transformadas em ritmo de ciranda. Pode-se destacar três passos mais conhecidos dos cirandeiros: a onda, o sacudidinho e o machucadinho. Alguns dançarinos criam passos e movimentos de corpo, mas sempre obedecendo à marcação que lhes impõe o bombo. Não há figurino próprio. Os participantes podem usar qualquer tipo de roupa e a ciranda é dançada durante todo o ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário